Exatamente uma semana atrás, terminou o superstar, programa que tinha como intuito revelar uma nova banda no cenário musical. Tinha, pois acabou revelando pelo menos três bandas sensacionais.
Eu como apoio demais músicos novos, admiro rock e amei o programa, me senti no direito e no dever de fazer um resumo sobre as 6 bandas finalistas.
Primeiro quero começar falando do programa, muitos - inclusive eu - sempre tem um pouco de preconceito com relação a esses programas de calouros na TV aberta, ainda mais se tratando de Globo. Tinha tudo pra ser como um ídolos, fama, The Voice e sei la mais o que! Quando começou, era bem parecido com The Voice. Havia jurados-músicos famosos e que ao apertar um botão durante a apresentação, decidia por "sim" ou pelo "não". A partir daí, as bandas que se classificavam entravam pra um time, formando uma equipe para cada jurado (Dinho Ouro Preto, Fábio Jr e Ivete Sangalo) - única coisa fraca foram os jurados.
Mas logo essa de times não pegou, os jurados ficaram sem função e a partir daí, o programa ficou sensacional. Diferente do The Voice por exemplo, 90% das bandas iam com músicas próprias. As bandas que escolhiam o que iam tocar e não os jurados. No The Voice por exemplo, como o nome diz, é avaliado "a voz" e não o conjunto. A grande sacada do SuperStar é avaliar a banda. No rock principalmente, muitas músicas são conhecidas por seus riffs de guitarra, solos de baixo, baterias rápidas do que pela própria voz. Há muitas músicas apenas com ritmo no rock, sem voz nenhuma. Justo.
Vamos as bandas:
Na final ficaram 6 bandas (Luan e Forró Estilizado, Bicho de Pé, Suricato, Move Over, Malta e Jamz).
Luan e Bicho de Pé, duas bandas de forró. Tendo em vista que o prêmio para as bandas é mostrar o trabalho em rede nacional e não o prêmio em si, forró contra forró e rock contra rock - pensando na estrada mais pra frente.
Entre as duas, disparadamente Bicho de Pé é melhor. Uma banda já popular no que faz. Com letras alegres, dançantes e ótimos instrumentos. Não é a minha praia, mas é uma banda boa! Já o Luan, é um menino talentoso, mas com mentalidade errada. Música comercial demais, nível Luan Santana e seus derivados. Não vamos ouvir falar dele por muito tempo.
Dentre as outras 4, Jamz tem uma pegada mais de blues, com influências de Roupa Nova. São talentosos demais, pena que nesse segmento não há muito espaço no Brasil. Não é uma banda de tocar em festivais.
Vamos as 3 que me encantaram:
Move Over. Vocalista LINDA! Canta pra caralho. Uma pegada muito forte de rock n roll. Som pesado. Um metal que falta no Brasil... Já tocaram várias vezes no Vila Dionisio - Bar rock de Ribeirão Preto. Desde o primeiro programa já me encantei com essa banda e torci para eles, mas certeza que vão ter uma longa caminhada e um bom espaço no cenário musical. Sucesso.
Suricato, me encantou pela versatilidade. Instrumentos diferentes que eu não faço nem ideia do que seja. Vocalista de muita atitude e muito talentoso. Toca dois instrumentos e canta ao mesmo tempo. Talentoso, carismático e com boas letras. Foda! Já vi um clipe rolando na Multishow, já gravaram uma música com o Lulu Santos. Já estão colhendo os frutos.
Malta, a banda ganhadora. Músicas amorosas e com refrão fáceis. Já ouvi uma música tocando na rádio esses dias. Já vimos gente nas ruas cantando suas músicas e seus refrões. Não precisa dizer mais nada. Outra banda com um som pesadíssimo, mistura de punk com metal. Destaque para os riffs sensacionais de guitarra dessa banda. Outro destaque é o vocalista, um verdadeiro 'showman'. Que voz, que pegada... Canta com sangue nos olhos e sua voz rouca já ficou marcada. Sucesso grande pra essa banda.
Vejo que daqui uns dois anos, irei ver aqui em Ribeirão, no João Rock pelo menos duas dessas 4 bandas. Apostaria que na Malta e na Move Over, as mais rocks. Mas além disso, vejo sucesso pra 5 dessas 6 bandas - exceção o Luan - e assim segue o rock nacional, se renovando e calando a boca de quem fala que o rock morreu ou está morrendo aos poucos. Música boa não morre, apenas dá uma pausa para a renovação e agora vamos com tudo.
Parabéns as bandas finalistas pelo ótimo trabalho. Parabéns ao programa que se teve algumas falhas, conseguiu atingir o objetivo.
Aguardo 2015 e quem sabe vocês não vê uma banda chamada Xatuba participando? Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário