Há menos de duas semanas das eleições para presidente, procurei uma música que tivesse uma critica política forte e com humor, a marca registrada do Ultraje. Eu particularmente, admiro demais músicas que conseguem passar a sua mensagem de forma descontraída e essa banda é mestre nisso.
Filha da Puta tem algumas interpretações, mas todas estão bem ligadas... Da para interpretar como uma critica a burrice geral da população. Logo no começo fala que "morar nesse país é como ter a mãe na zona, você sabe que ela não presta e ainda assim adora essa gatona", ou seja, muita gente sabe dos problemas do país, mas quase ninguém faz algo para mudar.
Para ser mais claro, o brasileiro trata o Brasil como sua mãe, onde a gente não questiona muito e respeita as decisões que ela nos impõe.
A música termina com "a terra é uma beleza e o que estraga é essa gente". O Brasil é um país tão grande fértil e lindo, é estragado pelas burrice, falta de educação e de cidadania das pessoas.
Além de uma critica ao povo brasileiro, pode ser uma critica clara aos políticos. Roger fala que filha da puta é uma coisa muito feia mas é o que mais tem por aqui e sendo nós da pátria filhos, não tem nem como fugir, ou seja, temos esses políticos no governo e como estamos no Brasil, não temos pra onde correr.
Depois, vem uma critica aos altos impostos que pagamos sem ter retorno nenhum. "E eu não vi nenhum tostão da grana toda que ela arrecadou. Na certa foi parar na mão de algum maldito gigolô".
E o final, "o que estraga é essa gente", pode ser também para os políticos, ficando "a terra é uma beleza, o que estraga são os políticos".
Criticando a burrice geral ou a roubalheira geral, acho essa música sensacional e que nos faz pensar muito antes de votar no próximo dia 5.
Abaixo a letra completa e o vídeo para quem quiser ouvir.
Filha da Puta - Ultraje a Rigor
Morar nesse país
É como ter a mãe na zona
Você sabe que ela não presta
E ainda assim adora essa gatona
Não que eu tenha nada contra
Profissionais da cama
Mas são os filhos dessa dama
Que você sabe como é que chama
Filha da puta
É tudo filho da puta (2x)
É uma coisa muito feia
E é o que mais tem por aqui
E sendo nós da Pátria filhos
Não tem nem como fugir
E eu não vi nenhum tostão
Da grana toda que ela arrecadou
Na certa foi parar na mão
De algum maldito gigolô
Filha da puta
É tudo filho da puta (2x)
'Cês' me desculpem o palavrão
Eu bem que tentei evitar
Mas não achei outra definição
Que pudesse explicar
Com tanta clareza
Aquilo tudo que a gente sente
A terra é uma beleza
O que estraga é essa gente
Filha da puta
É tudo filho da puta...
Você pode ver aqui o primeiro episódio do "Por trás da canção" com a música Reggae do Maneiro, da banda Raimundos.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário